sexta-feira, 17 de maio de 2013

Introdução à Umbanda



O Verbo Divino rompe as densas trevas que envolvem o planeta, enchendo de luz o Orbe em fulgurantes cintilações.
Umbanda!... Umbanda!...Umbanda!...
O eco altissonante estruge, repercute por toda parte, se multiplicando, levando aos mais longínquos rincões da terra a palavra de ordem, a palavra de fé, a bandeira de amor, de caridade, de fraternidade!
Umbanda!
Às ordens de Oxalá convocam-se as entidades representativas da Nova Lei (Lei dos Santos), de combate ao mal em todas as suas formas.
O movimento estupendo, sem precedente, de espiritualidade, se inicia com a convocação dos Arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael e Ismael.
Alistam-se, espontaneamente, legiões de espíritos das mais distantes plagas que se congregam em um único desejo de servir, de trabalhar em prol da humanidade!
São os pretos e as pretas, nativos da África, e o povo do lendário Oriente!
Os espíritos que reinam nas selvas, nos mares, nos rios e nas cachoeiras!
Espíritos, enfim, das mais diferentes hierarquias acorrem, recebem uma senda e um título para as características de trabalho que os distinguirão [...].
Urgia, pois, a existência na Terra, de uma lei em contraposição aos princípios regidos pela Magia Negra e que a ela se opusesse de maneira firme, categórica e concludente.
Daí a Umbanda, Magia Branca, Mensagem Divina baixada a Terra, consolo dos pobres, dos humildes e dos aflitos. Dos sequiosos de justiça. Umbanda! Porto seguro das almas desarvoradas, náufragas do desespero!
Umbanda eu te saúdo! Saúdo o teu povo, as tuas falanges, os teus Orixás!

Paulo de Deus, 1965

2 comentários:

  1. Boa tarde, estou interessado em conhecer a Umbanda de Mesa Branca trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas atraves de "pai" Zelio.

    Por gentileza, favor entrar em contato no meu email pessoal, gostaria de conversar com pessoas de bem que já conhecem a Umbanda do BEM: PRETO VELHO, CABOCLO e CRIANÇA.

    Email: aiao@terra.com.br

    Rangel Madalena, 47

    ResponderExcluir