domingo, 18 de outubro de 2015

2 - O Espiritismo de Umbanda

Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (Sr. Zélio de Moraes juntamente
com médiuns da Tenda)
               Quanto mais se estuda a Linha Branca de Umbanda, mais se alarga os horizontes da espiritualidade e nos simplificamos na mais clara ignorância de que somos portadores. A Umbanda, esta trazida pelo humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas, força a humildade nos homens de boa fé e devasta o coração do vaidoso. "Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!"
               Segue, nos próximos parágrafos, o texto do Sr. Felipe Deininger, grande colaborar do Espiritismo de Umbanda no Brasil, Presidente da Tenda Espírita Nossa Senhora do Rosário, sobre as bases e objetivos desta genuína Religião brasileira.
               "Sua base moral está no exemplo do Cristo, seguindo os seus ensinamentos, exaltando sempre a Lei, que sintetiza o Evangelho: Amor, Humildade e Caridade. O Espiritismo de Linha, isto é, a Umbanda, proclama Ismael como o Anjo dirigente do Espiritismo no Brasil. 
               Nas Tendas, a simplicidade faz morada assim como a mais sublime exaltação do espírito. Faz uso de um altar, onde se encontram as imagens dos Santos, Santas, Virgens e Mártires da fé cristã, que são os Espíritos Superiores, que chefiam as missões das falanges de cada uma das Sete Linhas Brancas, no espaço, e que os chamamos de Orixás. 
               As manifestações mediúnicas à caridade se dão pelos Pretos e Caboclos. Os serviços de Umbanda compreendem a regra ordinária de atendimento ao público com curas e aconselhamentos. Os serviços de Demanda, compreende o desmanche da Magia Negra.
Sessão na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade

               É formada no espaço, por numerosas falanges de Pretos do Brasil e da Costa d'África, Caboclos (Índios) de todas as tribos brasileiras, orientais (Hindus, malaios, árabes etc.), que se agrupam em torno dos Padroeiros das Linhas, passando assim, a desempenharem missões que lhes são atribuídas. Não possui sacerdotes, por menos, possui Presidentes de Tendas, que são chamados de "Chefes de Terreiro", ou, "Pais de Terreiro". 
               Sendo estritamente cristã, sua missão é, portanto, espalhar a mensagem do Cristo. 
               Umbanda tem sua origem no grego e significa: "Deus [é] conosco", e sua definição é: "A manifestação do espírito, para a prática da caridade". Sua liturgia é extremamente simples em aparência, e extremamente complexa em ciência. Utiliza os livros de Allan Kardec, com ressalvas e correções, para explicar aos seus adeptos o processo dos fenômenos espirituais, da mecânica da mediunidade, da reencarnação, etc. Além de se fazer base didática na leitura do livro: "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda" (1933), escrito pelo sr. Leal de Souza, jornalista, escritor, poeta e Presidente da "Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição".
             
Gongá (altar) da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade
 O Espiritismo de Linha, ou seja, a Umbanda, busca aprimorar as faculdades mediúnicas inerentes ao adepto, por meio de larga experiência prática e preparação sumamente teórica. Possui severidade conquanto à disciplina, porém é isenta dos dogmas condenadores. Possui uma linguagem própria para designar a sua operosidade. É marcante o uso dos uniformes brancos por parte de todos os membros da Tenda. Sessões, como são chamados os períodos de trabalhos. Em seu calendário litúrgico, celebra com rigorosidade, seriedade, e profunda alegria, os Padroeiros das Linhas. 
               A caridade é sua expressão máxima. Tem como um dos seus princípios o preparo para a vida futura. 
               Respeita todas as religiões dignas e verdadeiras, que seguem a Deus e a seus mandamentos sem nunca ferir o livre-arbítrio alheio, ou filiar-se às práticas funestas da Magia Negra.
               No Espiritismo de Linha (Umbanda), não se promove dízimos ou pagas pelos trabalhos feitos. Essa prática é contrária à lei de Umbanda e quem assim pratica, é abandonado pelos seus Guias e Protetores, ficando este médium a mercê de todo espírito inferior que puder deduzi-lo a miséria."
              De acordo com o sr. Leal de Souza, e com experiências pessoais que não me deixam duvidar, não há nenhuma organização espírita que se compare às Tendas de Maria do Chefe Caboclo das Sete Encruzilhadas. E basta que falemos delas para consagrá-las como grandes e legítimas instituições religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário