quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Do escravo ou do caboclo?

       A identidade religiosa, a organização quanto a culto religioso de Umbanda quem trouxe a terra foi o Caboclo das 7 Encruzilhadas.
      No espiritismo, Kardec não havia criado a manifestação dos espíritos, mas sim uma codificação para a organização de uma ciência e que futuramente se tornaria religião, dado ao seu cunho espiritualista. O Caboclo das 7 Encruzilhadas não criou a manifestação de caboclos e pretos-velhos. Ele apenas organizou uma religião onde espíritos de ex-escravos (ou não) e índios brasileiros (ou não) pudessem se manifestar para efetuar curas através de passes, ervas, defumações, ou seja, conhecimentos milenares que trouxeram de encarnações passadas (o que, de forma alguma exclui escolas religiosas que existiram antes, com a manifestação dos mesmos).
       Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade, pautada no Evangelho de Jesus. Isso é História, é registrado, portanto verdade. Umbanda foi anunciada em solo brasileiro na qual abraça, sem preconceitos, a cultura africana e ameríndia.
       Diante da exaltação da cultura africana perante a criação da Umbanda, por que não afirmar também que os índios praticavam a Umbanda bem antes do seu verdadeiro anuncio ou até mesmo bem antes dos escravos aportarem em solo brasileiro?
       O que acontece é que a Umbanda vai trazer essas culturas para dentro de si, simbolizando a união de raças e não sua separação. Se darmos especial atenção a uma cultura em particular, estaremos excluindo as outras, o que contraria o objetivo principal da UMBANDA: o Amor entre as nações e suas diferenças.     Umbanda é religião onde qualquer um pode ser ouvido e a ninguém é negado o conhecimento. Quem disse isso não foi eu, não foi você, mas o próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Lucas de Sousa, 2013

Um comentário:

  1. Lucas, bom dia... belo texto, gostei, porém, posso dar uns pitacos do meu entendimento? Dizer que a Umbanda é pautada no evangelho de Jesus, esta certo, mas a limita. A Umbanda é pautada na espiritualização e aproximação do ser com Deus, através de ensinamentos de várias vertentes, tanto a cristão, quanto a oriental, tanto a amerindia e outras... Eu não vejo que os indios praticavam a Umbanda antes da UMBANDA SER ANUNCIADA, eles praticavam tão somente um amar, louvar a Deus através do culto à natureza e ao universo e suas energias. Eu sempre entendi a Umbanda como um retorno à forma mais simples de amar a Deus, que é através de sua criação, a qual conforme o tempo foi passando, o ser humano foi deixando pra trás em no nome do materialismos, em nome de religiosidade ao invés de espiritualidade... A Umbanda realmente congrega, sem preconceito quando diz que APRENDEREMOS COM QUEM SABE MAIS, ENSINAREMOS A QUEM SABE MENOS E TEREMOS AS PORTAS ABERTAS A TODO E QUALQUER ESPIRITO QUE QUEIRA SEGUIR NA SENDA DO BEM...

    Essa é a nossa constituição...essa é a UMBANDA, é a espiritualidade em prática. Kardec nos trouxe o manual, nos mostrou que existe muito mais do que esse terreno solido que pisamos e que podemos e DEVEMOS interagir com os irmãos de outro plano, a Umbanda são os exercicios diários, a prática e a prova...

    E que tenhamos sempre essa constituição deixada pelo C7E em nossos corações...

    abs

    ResponderExcluir