"A Umbanda que hoje praticamos é a religião espiritualista, cristã que tem origem nas mais antigas filosofias orientais, fonte inicial de todas as crenças do mundo civilizado - e traz, em sua formação elementos dos cultos africanos e indígenas do espiritismo e do catolicismo.
O culto africano desempenhou papel preponderante na fixação da Umbanda em nosso país, sendo comum ouvir-se dizer que Umbanda foi trazida ao Brasil pelos escravos. Todavia, o testemunho de historiadores nos faz saber que os negros não davam aos seus cultos a denominação de Umbanda. Isso não exclui o papel relevante que a crença africana desempenhou na formação da Umbanda, da qual se constituiu um dos principais alicerces, dando-lhe contribuição primordial os seus Orixás.
É de crer que a raça negra tenha tido a missão de implantar, em nosso país, as bases sobre as quais se havia de erguer a mais brasileira de todas as religiões, já que, para a sua constituição contribuíram as três raças que deram origem ao nosso povo."
Lilia Ribeiro, 1976
Jornal: Na Gira de Umbanda, nº 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário